EMPRESAS MOBILIZADORAS

A Amanco Wavin, marca especializada em tubos e conexões, tem um propósito bem claro: melhorar a vida ao redor do mundo. A empresa contratou, entre maio e outubro de 2021, 19 pessoas refugiadas e migrantes em situação de vulnerabilidade social, sendo 16 vindas da Venezuela e três do Haiti. Os trabalhadores vindos de outros países recebem acompanhamento periódico e aulas de português. Conheça a prática da empresa aqui.

A BRK Ambiental é uma das maiores empresas privadas de saneamento do país. Atuam com foco em diversidade e inclusão e o respeito às pessoas. No último ano, promoveram capacitação para mulheres em situação de vulnerabilidade social e/ou refúgio, formando encanadoras e instaladoras hidráulicas. Conheça a prática da empresa neste link.

A empresa tem uma experiência interessante de contratação, que pode ser vista aqui. O engajamento da Cashier Cold incluiu todos os membros do grupo, desde a área jurídica até área de serviços gerais e a contratação de uma professora para lecionar o português para os refugiados contratados. Conheça a prática da empresa neste link.

Empresa da área de Gestão e Operação de Serviços de Campo contrata refugiado para posição de liderança. A trajetória profissional de Rómulo Cuárez junto a CSO Global e o engajamento da companhia na promoção da inclusão de pessoas refugiadas no mercado de trabalho podem ser conferidas neste link.

A EMDOC, por meio do PARR, atua com a recolocação de refugiados no mercado de trabalho brasileiro, desde 2011. Já facilitaram a contratação de 440 pessoas e encaminhamos 519 pessoas para projetos de capacitação, atuando em diversas parcerias para a inclusão de refugiados no mercado de trabalho. A EMDOC também trabalha a sensibilização do tema com seus clientes e parceiros, a fim de engajá-los para a contratação de refugiados. Conheça a prática da empresa neste link.
.png)
A Foxtime atua com capacitação e empregabilidade de refugiadas desde 2015 sendo parceira estratégica no Empoderando Refugiadas, projeto pioneiro do Pacto Global, Acnur e ONU Mulheres. Já passaram pela Foxtime mais de 300 mulheres que tiveram a oportunidade de receber orientação profissional, mentoria, coaching e encaminhamento para vagas de emprego. O tema tem feito parte de suas estratégias organizacionais por meio de diversas iniciativas, entre elas o projeto Reinventar, que tem como objetivo capacitar profissionalmente mulheres refugiadas e através de parcerias estratégicas realizar a inserção no mercado de trabalho. Conheça a prática da empresa neste link.

A Iguatemi Empresa de Shopping Center esta comprometida com a diversidade em toda a sua interseccionalidade e sobretudo com a inclusão de todos e todas. A empresa participa do Empoderando Refugiadas desde 2020 e atualmente tem 29 pessoas refugiadas. Em março de 2021 contrataram 10 mulheres com deficiência ou cuidadoras de pessoas com deficiência refugiadas da Venezuela e 1 marido de mulher refugiada puérpera. Conheça a prática da empresa neste link.

A Lojas Renner S.A. atua com o tema de inclusão de pessoas refugiadas desde 2016, sendo parceira do Pacto Global e ACNUR desde então. Por meio do Instituto Lojas Renner também já realizou a capacitação de mais de 300 mulheres refugiadas no Brasil, contratando diretamente 90 em todos os seus negócios, incluindo a realização de uma turma do curso de Varejo em Boa Vista Roraima, que teve 100% das refugiadas contratadas e interiorizadas junto com suas famílias para 13 cidades do país em operações da Lojas Renner. Conheça a prática da empresa aqui.

O ManpowerGroup é parceiro do Pacto Global e da ACNUR ao redor do mundo e, desde 2019, temos no Brasil iniciativas educacionais voltadas ao impulsionamento da empregabilidade e inserção das pessoas refugiadas no mercado de trabalho brasileiro, além da realização da capacitação e orientação a Organizações Sociais em São Paulo e Roraima com esse mesmo propósito. Capacitaram mais de 500 pessoas refugiadas em Boa Vista e passaram a conectá-las a oportunidades de trabalho em nossa equipe e em nossos clientes. Conheça a prática da empresa neste link.

A Sitel Brasil, parte do Sitel Group, líder global em produtos e soluções de experiência do cliente começou o processo de contratação de pessoas refugiadas na filial brasileira em 2014. Em 2019, a empresa começou a olhar para o tema de forma estratégica e adaptou uma série de processos para promover a inclusão com o apoio das lideranças e dos colaboradores. Atualmente, a Sitel Brasil conta com 731 pessoas refugiadas no seu quadro de colaboradores, o que representa 15% do total de funcionários. Saiba mais sobre essa prática de sucesso neste link.

A Sodexo tem tradição global na inclusão de refugiados em todos os seus negócios. Por meio de iniciativas internas e parcerias, a companhia trabalha para promover movimentos de sensibilização entre seus colaboradores e também junto aos seus clientes e fornecedores, a fim de engajá-los na contratação de refugiados. No Brasil, a Sodexo On-site, que atua com o tema desde 2013 e aderiu ao Pacto Global em 2015, já contratou mais de 300 refugiados e capacitou ainda cerca de 200 pessoas em situação de refúgio, por meio de seus programas. Conheça a prática da empresa aqui.

Em 2020, a Unidas se tornou signatária do Pacto Global e se engajou ao Empoderando Refugiadas. A sensibilização de gestores e equipes fez com que logo no primeiro ano de envolvimento a empresa apoiasse a capacitação de 69 mulheres refugiadas em Boa Vista e realizasse a contratação de duas profissionais. A agenda vem evoluindo internamente, possibilitando a adesão da organização como empresa mobilizadora do Fórum Empresas com Refugiados. Para a Unidas a diversidade é fonte de valor e torna a organização melhor e o mundo mais justo. Conheça a prática da empresa aqui.

A WeWork promove globalmente a WeWork Refugee Initiative, projeto que reúne empresas e refugiados em um esforço coletivo para expandir a possibilidade de construirmos um futuro melhor para todos. No Brasil, construíram ao longo dos anos uma parceria estratégica com o ACNUR, Pacto Global e ONU Mulheres por meio do Empoderando Refugiadas e seguem comprometidos com a causa por meio da adesão ao Fórum Empresas com Refugiados. A WeWork promove a sensibilização de sua rede global de conexões, com mais de 490 mil membros. Conheça a prática da empresa aqui.

EMPRESAS
PARTICIPANTES
- Accenture Brasil
- A.C.Camargo Cancer Center
- Belgo Bekaert
- BRF
- CVC Corp
- Dell Technologies
- Ecosan
- EY
- Furukawa Electric
- Grupo EGA
- Hcor - Associação Beneficente Síria
- Impact Hub Floripa
- Intervalor
- Ipsos
- Localiza
- Meta
- Mills
- MRV
- Neon Pagamentos
- Puravida
- Schneider Electric do Brasil
- Social Bank
- Takeda
- Trench Rossi Watanabe
- Troca
- Vagas.com
- Wyn Academy
ORGANIZAÇÕES
PARTICIPANTES
- Associação Brasileira de Especialistas em Migração e Mobilidade Internacional (ABEMMI)
- Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem)
- Associação de Ensino Social Profissionalizante (ESPRO)
- Camara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil
- Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE)
- FACOP
- Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+
- NURAP
- Sistema FIEP
- Sistema B
PARCERIAS
ESTRATÉGICAS

.png)
.png)
