EMPRESAS MOBILIZADORAS

A BRK Ambiental é uma das maiores empresas privadas de saneamento do país. Atuam com foco em diversidade e inclusão e o respeito às pessoas. No último ano, promoveram capacitação para mulheres em situação de vulnerabilidade social e/ou refúgio, formando encanadoras e instaladoras hidráulicas.

Conheça a prática da empresa neste link.

A empresa tem uma experiência interessante de contratação, que pode ser vista aqui. O engajamento da Cashier Cold incluiu todos os membros do grupo, desde a área jurídica até área de serviços gerais e a contratação de uma professora para lecionar o português para os refugiados contratados.

Conheça a prática da empresa neste link.

A EMDOC, por meio do PARR, atua com a recolocação de refugiados no mercado de trabalho brasileiro, desde 2011. Já facilitaram a contratação de 440 pessoas e encaminhamos 519 pessoas para projetos de capacitação, atuando em diversas parcerias para a inclusão de refugiados no mercado de trabalho. A EMDOC também trabalha a sensibilização do tema com seus clientes e parceiros, a fim de engajá-los para a contratação de refugiados.

Conheça a prática da empresa neste link.

A Foxtime atua com capacitação e empregabilidade de refugiadas desde 2015 sendo parceira estratégica no Empoderando Refugiadas, projeto pioneiro do Pacto Global e ACNUR. Desde lá já passaram pela Foxtime mais de 300 mulheres que tiveram a oportunidade de receber orientação profissional, mentoria, coaching e encaminhamento para vagas de emprego. O tema tem feito parte de suas estratégias organizacionais por meio de diversas iniciativas, entre elas o projeto Reinventar, que tem como objetivo capacitar profissionalmente mulheres refugiadas e através de parcerias estratégicas realizar a inserção no mercado de trabalho. Além disso, atuamos na conscientização de outras empresas no tema, com palestras de sensibilização de liderança e RH.

Conheça a prática da empresa neste link.

A Iguatemi Empresa de Shopping Center esta comprometida com a diversidade em toda a sua interseccionalidade e sobretudo com a inclusão de todos e todas. A empresa participa do Empoderando Refugiadas desde 2020 e atualmente tem 29 pessoas refugiadas. Em março de 2021 contrataram 10 mulheres com deficiência ou cuidadoras de pessoas com deficiência refugiadas da Venezuela e 1 marido de mulher refugiada puérpera. 

Conheça a prática da empresa neste link.

A Lojas Renner S.A. atua com o tema de inclusão de pessoas refugiadas desde 2016, sendo parceira do Pacto Global e ACNUR desde então. Por meio do Instituto Lojas Renner também já realizou a capacitação de mais de 300 mulheres refugiadas no Brasil, contratando diretamente 90 em todos os seus negócios, incluindo a realização de uma turma do curso de Varejo em Boa Vista Roraima, que teve 100% das refugiadas contratadas e interiorizadas junto com suas famílias para 13 cidades do país em operações da Lojas Renner.

Conheça a prática da empresa aqui.

O ManpowerGroup é parceiro do Pacto Global e da ACNUR ao redor do mundo e, desde 2019, temos no Brasil iniciativas educacionais voltadas ao impulsionamento da empregabilidade e inserção das pessoas refugiadas no mercado de trabalho brasileiro, além da realização da capacitação e orientação a Organizações Sociais em São Paulo e Roraima com esse mesmo propósito. Capacitaram mais de 500 pessoas refugiadas em Boa Vista e passaram a conectá-las a oportunidades de trabalho em nossa equipe e em nossos clientes. O ManpowerGroup vive e apoia a diversidade em todos os ambientes, empresas e na sociedade como um todo.

Conheça a prática da empresa neste link.

A Sodexo tem tradição global na inclusão de refugiados e atua incisivamente para realizar a inclusão, de fato, em todos os seus negócios. Por meio de iniciativas internas e parcerias, a companhia trabalha para promover movimentos de sensibilização entre seus colaboradores e também junto aos seus clientes e fornecedores para engajá-los na contratação de refugiados. No Brasil, a Sodexo On-site, que atua com o tema de inclusão de pessoas refugiadas desde 2013 e aderiu ao Pacto Global em 2015, já contratou mais de 300 refugiados e capacitou ainda cerca de 200 pessoas em situação de refúgio, por meio de seus programas.

Conheça a prática da empresa aqui.

Em 2020, a Unidas se tornou signatária do Pacto Global e se engajou ao Empoderando Refugiadas. A sensibilização de gestores e equipes fez com que logo no primeiro ano de envolvimento a empresa apoiasse a capacitação de 69 mulheres refugiadas em Boa Vista e realizasse a contratação de duas profissionais. A agenda vem evoluindo internamente, possibilitando a adesão da organização como empresa mobilizadora da iniciativa e participante do Fórum Empresas com Refugiados. Para a Unidas a diversidade é fonte de valor, que torna a organização melhor e mais competitiva e o mundo mais justo e equânime, pois acredita que quanto maior a diversidade das partes, maior a riqueza do todo.

Conheça a prática da empresa aqui.

A WeWork promove globalmente a WeWork Refugee Initiative, projeto que reúne empresas e refugiados em um esforço coletivo para expandir a possibilidade de construirmos um futuro melhor para todos. No Brasil, construíram ao longo dos anos uma parceria estratégica com o ACNUR, Pacto Global e ONU Mulheres por meio do Empoderando Refugiadas, e agora, seguem comprometidos com essa causa por meio da adesão ao Fórum Empresas com Refugiados. A WeWork promove a sensibilização e oferece sua rede global de conexões, com mais de 490 mil membros, para amplificar essa mensagem.

Conheça a prática da empresa aqui.

EMPRESAS

PARTICIPANTES

- Accenture Brasil

- BRF

- EY

- Facebook

- Localiza

- MRV

- Social Bank

ORGANIZAÇÕES

PARTICIPANTES

- Camara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil

- Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE)

- Sistema FIEP

- Sistema B

PARCEIROS

APOIO

02_Unidas_algueldecarros_certa_02.png
MRV.jpg
IGUATEMI.png
sodexo2.png

INICIATIVA

Captura_de_Tela_2019-03-19_às_17.25.53.p
Captura_de_Tela_2019-03-19_às_17.26.11.p

PARCERIAS
ESTRATÉGICAS

IFC.png
TENT logo (002).png
Foxtime.png
EY.png