INICIATIVA

APOIO

PARCEIROS EMPODERANDO REFUGIADAS

PACTO GLOBAL

  • SITE

ACNUR

  • Facebook ACNUR
  • Instagram - Black Circle
  • SITE

EMPRESAS COM REFUGIADOS

Bem-vindo(a) à Plataforma Empresas com Refugiados. Aqui, você pode descobrir uma oportunidade de, como empresa da iniciativa privada, abrir as portas para pessoas refugiadas e redescobrir crescimento, inovação e diversidade no ambiente de trabalho. 

 

Nos mais diversos setores, a crescente interlocução de empresas com refugiados demonstra, cada vez mais, que essas pessoas trazem consigo muito mais do que suas qualificações: seus sonhos e esperança de reconstruírem suas vidas revelam o melhor de suas ambições, criatividade e determinação.

 

A iniciativa surge da intersecção do trabalho da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e do Pacto Global da ONU, tendo em vista a promoção dos Direitos Humanos por meio do desenvolvimento sustentável nas práticas corporativas e empresariais. 

 

O que fazemos?

 

Neste contexto, a Plataforma Empresas com Refugiados tem por objetivo estruturar modalidades de apoio às iniciativas privadas de capacitação profissional de refugiados, levando em consideração as necessidades de empregabilidade dessa população, os interesses do setor privado em contribuir para a integração e o acúmulo de experiências adquiridas através de projetos específicos em quatro diferentes áreas:

- Promoção da empregabilidade;

- Apoio ao empreendedorismo;

- Incentivo a meios de conhecimento e educação;

- Realização de iniciativas de sensibilização e engajamento.

Aqui, compartilhamos práticas corporativas que beneficiam a integração de refugiados no país, disponibilizamos informações gerais sobre refugiados, materiais de referência, pesquisas relevantes e orientação sobre o processo de contratação de refugiados.

 

Informações detalhadas sobre amplas parcerias corporativas, que envolvam apoio financeiro, ações com colaboradores e consumidores e divulgação de campanhas de doação em situações de emergência, também podem ser obtidas clicando aqui ou enviando email para gouvea@unhcr.org.

 

PROJETO EMPODERANDO REFUGIADAS

O projeto é uma parceria entre a Rede Brasil do Pacto Global, a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e a ONU Mulheres. Tem como objetivo preparar mulheres refugiadas para trabalhar no Brasil, assim como desenvolver atividades empreendedoras no país. Também sensibiliza empresas sobre as particularidades da vida de pessoas refugiadas para que contribuam com a capacitação dessas profissionais e possam contratar as participantes.

 
 

AGÊNCIA DA ONU PARA REFUGIADOS (ACNUR)

O ACNUR, Agência da ONU para Refugiados, é uma organização humanitária internacional dedicada a salvar vidas, proteger os direitos e construir um futuro digno para refugiados, deslocados internos e pessoas apátridas. O ACNUR foi criado em 1950 por resolução da Assembleia Geral da ONU e desde então lidera as ações globais destinadas a proteger as pessoas forçadas a fugir de suas casas devido a conflitos, perseguições e violações dos direitos humanos. A agência presta assistência para salvar vidas e desenvolve soluções que garantem que as pessoas tenham um lugar seguro que possam construir um futuro melhor. O ACNUR também trabalha para garantir que as pessoas apátridas tenham uma nacionalidade. Atualmente, a agência está presente em cerca de 140 países com mais de 510 escritórios, prestando assistência e proteção a mais de 70 milhões de homens, mulheres e crianças em todo o mundo.

 

PACTO GLOBAL

Lançado em 2000 pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, o Pacto Global é uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. É hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 13 mil membros em quase 80 redes locais, que abrangem 160 países.

 

Quem integra o Pacto Global também assume a responsabilidade de contribuir para o alcance da agenda global de sustentabilidade. Em 2015, os 193 países-membros das Nações Unidas aprovaram, por consenso, a Agenda 2030, que tem como principal pilar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS. Trata-se de um plano de ação de 2015 a 2030.​