O Fórum Global sobre Refugiados realiza sessões a cada quatro anos, quando governos e diferentes atores governamentais e não-governamentais assumem compromissos públicos de apoio à população refugiada. Em 2023, o Fórum Empresas com Refugiados encorajou a participação de seus integrantes neste movimento global para apresentação de compromissos concretos de inclusão socioeconômica de pessoas que foram forçadas a se deslocar. Essas pledges, com metas até 2027, são mais uma oportunidade para empresas e organizações oferecerem oportunidades de recomeço e inserção laboral a pessoas refugiadas no Brasil.
Compromissos apresentados no Fórum Global sobre Refugiados
Até 2027, ter 2% dos profissionais representados por pessoas refugiadas e migrantes. Para isso, são necessárias 53 novas contratações, alcançando 70 postos de trabalho. Local: São Paulo/SP. Saiba mais sobre o engajamento da empresa neste link.
Contratar, até dezembro de 2027, 280 pessoas refugiadas e oferecer treinamentos de hospitalidade para 600 pessoas refugiadas. Local: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte/MG, Salvador/BA e Curitiba/PR. Saiba mais sobre o engajamento da empresa neste link.
Belgo Arames
Promover programas de treinamento focados em processos de recrutamento, direitos e deveres (legislação trabalhista) e cultura nacional para facilitar a empregabilidade de 400 pessoas refugiadas. Local: Contagem/MG, Itaúna/MG, Sabará/MG, Feira de Santana/BA, Osasco/SP, Sumaré/SP e municípios circunvizinhos.
Em 2024, irá capacitar três profissionais refugiados com treinamentos para desenvolvimento pessoal ou de carreira.
Até final de 2027, oferecer aulas de português para 500 pessoas refugiadas e migrantes e contratar cerca de 400 pessoas refugiadas e migrantes com o apoio do ACNUR, de governos e associações brasileiras. Local: Rio Verde/GO, Lucas do Rio Verde/MT, Nova Mutum/MT, Chapecó/SC, Concórdia/SC, Capinzal/SC e Toledo/PR. Saiba mais sobre o engajamento da empresa neste link.
Capacitar 1000 pessoas refugiadas, até final de 2027, para promover sua integração no mercado de trabalho, por meio de oficinas e ações de desenvolvimento de habilidades. Local: Distrito Federal, Manaus/AM, Boa Vista/RR, Belém/PA, Anápolis/GO, Goiânia/GO, Salvador/BA, Fortaleza/CE, João Pessoa/PB.
Construtora Tenda
Ter 10% de seus trabalhadores(as) no canteiro de obras compostos por pessoas refugiadas até o final de 2025. Para este objetivo, são necessárias cerca de 100 novas contratações, alcançando o número total de 200 postos de trabalho para pessoas refugiadas. Local: Porto Alegre/RS, São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ, Goiânia/GO, Salvador/BA, Recife/PE, Fortaleza/CE, Jaguariúna/SP, Campinas/SP e Atibaia/SP.
A Emflora está comprometida em contratar, mensalmente, 30 novos colaboradores refugiados venezuelanos. Reforçando esse compromisso, anuncia a contratação de uma assistente de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) venezuelana para atuar em Boa Vista-RR.
A EY se compromete a contratar quatro pessoas refugiadas; promover ações de treinamento e desenvolvimento, que também podem ser iniciativas de mentoring e coaching, para 200 pessoas refugiadas com foco na inclusão no mercado de trabalho e apoiar 200 pessoas refugiadas engajadas em empreendedorismo, por meio do programa de voluntariado corporativo EY Ripples até o final de 2027. Local: em todo o Brasil.
ESPRO – Ensino Social Profissionalizante
Capacitar, por meio do projeto Formação para o Mundo do Trabalho, 400 adolescentes e jovens refugiados até dezembro de 2027.
O programa Indústria Acolhedora do Sistema FIEP tem como objetivo proporcionar a inserção socioeconômica de pessoas refugiadas e migrantes no setor industrial do estado do Paraná. A inciativa será realizada por meio da oferta de capacitações profissionais e suporte ao setor privado, facilitando a contratação e a inclusão dessas pessoas no ambiente de trabalho. A meta é atender 600 pessoas nos próximos anos. Local: região Oeste do Paraná.
Foundever
Contratar 400 pessoas refugiadas até 2027, alcançando mil pessoas refugiadas no quadro de colaboradores da empresa. Local: São Paulo/SP e Curitiba/PR. Saiba mais sobre o engajamento da empresa neste link.
Até o final de 2027, capacitar 720 pessoas refugiadas por meio de workshops e treinamentos voltados à inserção ao mercado de trabalho. Local: Tocantins, São Paulo e Pernambuco. Saiba mais sobre o engajamento da empresa neste link.
Capacitar 80 pessoas refugiadas até o final de 2024, por meio de treinamentos para o trabalho, aumentando a empregabilidade e desenvolvendo empreendedores refugiados. Local: Grande São Paulo.
Ter 7% de pessoas refugiadas no quadro de funcionários e fornecer ou apoiar cursos relacionados à profissão na hotelaria para pessoas refugiadas, capacitando 40 pessoas até 2027. Local: Manaus/AM
Até 2027, aumentar em 20% a contratação de pessoas refugiadas em seu quadro de funcionários. Além disso, se compromete a apoiar a qualificação profissional de 50 pessoas refugiadas. Local: São Paulo/SP. Saiba mais sobre o engajamento da empresa neste link.
Lingopass
Capacitar pelo menos 10.000 pessoas refugiadas até 2027, por meio de cursos de português on-line e programas de treinamento e workshops para aprimorar suas habilidades profissionais. Local: em todo o Brasil.
MJ Alves, Burle e Viana Advogados
Apoiar o desenvolvimento de iniciativas de formação e especialização de cerca de 20 pessoas refugiadas em 2024, além de atuar no cenário político-administrativo para estimular a formação de políticas públicas integrativas, visando à inserção no mercado de trabalho e o empreendedorismo de refugiados. Local: São Paulo/SP e Brasília/DF.
Nurap - Núcleo de Aprendizagem Profissional e Assistência Social
Capacitar e apoiar no desenvolvimento de 280 jovens refugiados e migrantes até o final de 2027, sendo capacitações para o mercado de trabalho, desenvolvimento de jovem aprendiz já contratados e treinamento em áreas como gastronomia, estética, desenvolvimento pessoal, entre outros. Local: São Paulo/SP, Osasco/SP, Carapicuíba/SP, Barueri/SP, Itapevi/SP e Sorocaba/SP.
Vagas
Promover treinamento, por meio de workshops, a cerca de 400 pessoas refugiadas até o final de 2027, ensinando-as a criar um currículo no Vagas.com e aumentando suas chances de encontrar um emprego em empresas brasileiras. Local: em todo o Brasil. Saiba mais sobre o engajamento da empresa neste link.
Apoiar 500 pessoas refugiadas até 2027 no Brasil e aumentar de 20 mil para 25 mil membros sua comunidade (de voluntários, doadores e organizações parceiras). Além disso, pretendem sensibilizar e capacitar 50 empresas e instituições de ensino sobre a causa e o Fórum Empresas com Refugiados. Local: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Distrito Federal.
Outras organizações:
Pacto Global da ONU – Rede Brasil
O Pacto é parceiro do ACNUR em projetos em prol de pessoas refugiadas, como o Fórum Empesas com Refugiados e a plataforma Refugiados Empreendedores. A organização se comprometeu a impulsionar essas iniciativas conjuntas. Até 2027, ter 340 empresas e/ou organizações integrantes do Fórum de Empresas com Refugiados, capacitar e/ou incluir no mercado de trabalho pelo menos 350 mulheres refugiadas por meio do projeto Empoderando Mulheres Refugiadas e garantir que 220 empreendimentos liderados por pessoas refugiadas estejam registrados na plataforma Refugiados Empreendedores e que 600 empreendedores refugiados sejam impactados por capacitações, treinamento, eventos ou reuniões de networking. Além disso, promover, com o apoio do ACNUR, pelo menos uma atividade por ano focada na inclusão de pessoas refugiadas no Brasil no âmbito da Plataforma de Ação em Direitos Humanos e/ou na Plataforma de Direitos Humanos e Trabalho Movimentos (webinar, treinamento ou palestra).
Banco Pérola
Beneficiar 200 empreendedores refugiados em todo o país com concessão de microcrédito até final de 2027. Local: em todo o Brasil.