CONTRATAÇÃO DE PESSOAS REFUGIADAS

Tire suas dúvidas sobre a contratação de refugiados, entre em contato com uma empresa de recrutamento, encontre a ONG mais próxima de você para anunciar sua vaga e conheça o progama de interiorização.

O ordenamento jurídico brasileiro garante o acesso aos direitos trabalhistas a pessoas em condição de refúgio, como previsto na Convenção de das Nações Unidas de 1951, da qual o Brasil é signatário. Assim como os brasileiros, os refugiados e solicitantes de refúgio podem obter Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e, portanto, podem trabalhar regularmente no país.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER

 

Refugiados/as ou solicitantes de refúgio podem trabalhar regularmente e obter Carteira de trabalho e Previdência Social?


Assim como os brasileiros, os/as refugiados/as e solicitantes de refúgio podem trabalhar regularmente e obter Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Conforme a Convenção das Nações Unidas de 1951, da qual o Brasil é signatário da Lei 9.474/97, que garante o acesso aos direitos trabalhistas a pessoas em condição de refúgio. Portanto, refugiados/as e solicitantes de refúgio podem obter a CTPS e trabalhar regularmente no país.




Quais benefícios minha empresa terá ao contratar uma pessoa refugiada?


Contratar uma pessoa refugiada enriquece o ambiente de trabalho. São profissionais que frequentemente dominam mais de um idioma e possuem conhecimentos, experiências e qualificações variadas. Empresas que promovem atividades para refugiados/as relatam múltiplos benefícios, entre eles: maior engajamento de funcionários e o desenvolvimento de habilidades de liderança para os funcionários que atuam como mentores de refugiados/as. Além de trazer mais diversidade ao ambiente de trabalho, as empresas relatam que os refugiados /as contratados motivam seus colegas, demonstram alto comprometimento com suas funções e costumam ficar mais tempo em seus cargos (menores taxas de rotatividade).




Como proceder caso a pessoa refugiada não possua documentos que comprovem a sua formação escolar/acadêmica?


Para obter a equivalência escolar de ensino médio, o refugiado deve ser orientado a procurar a Diretoria de Ensino de Escolas Estaduais da sua região de residência portando um documento de identificação pessoal, seus documentos escolares (pode ser exigida tradução) e comprovante de residência. No caso do ensino superior, o ACNUR possui um projeto de abrangência nacional que apoia o processo de revalidação de diplomas de graduação de pessoas refugiadas em parceria com a organização Compassiva, em São Paulo. Contato: revalidacao@compassiva.org.br; (11) 975120307.




Os refugiados e solicitantes de refúgio podem ser contratados como jovens aprendizes?


Sim. A inclusão de pessoas refugiadas em programas de jovens aprendizes é recomendada desde que observe a legislação em vigor (Art. 428 da CLT c/c Decreto 9.579/2018), que estabelece que podem ser contratados como aprendizes jovens de 14 a 23 anos, sendo obrigatória a frequência escolar daqueles matriculados no ensino fundamental.




Os refugiados e solicitantes de refúgio podem abrir contas bancárias?


Sim, conforme previsto pelo Decreto no 9.199, de 20 de novembro de 2017, refugiados e solicitantes de refúgio podem abrir conta bancária no Brasil. Tanto o Protocolo de Solicitação de Refúgio como a Carteira de Registro Nacional Migratório são documentos hábeis para a abertura de contas bancárias. No entanto, tendo em vista o desconhecimento dos agentes bancários em relação à legislação correspondente recomenda-se que a empresa ofereça uma carta de encaminhamento para a abertura da conta, a fim de facilitar os trâmites.




Como funciona a renovação do Protocolo de Solicitação de Refúgio? Caso minha empresa receba um alerta a respeito da validade deste documento, com qual período de antecedência é necessário solicitar a renovação?


É de responsabilidade do solicitante de refúgio buscar a renovação de seu protocolo, assim como do refugiado reconhecido solicitar a renovação de sua Carteira de Registro Nacional Migratório perante a Polícia Federal. De modo geral, a renovação do Protocolo de Solicitação de Refúgio é solicitada com cerca de uma semana de antecedência, mas não há qualquer problema em fazê-lo antes. O empregador pode orientar o refugiado a comparecer à unidade mais próxima da Polícia Federal, devendo-se verificar a necessidade de agendamento prévio no site da instituição, e, salvo imprevistos no atendimento, no mesmo dia ele deverá ter acesso ao protocolo renovado.




Como saber se a situação do refugiado contratado é regular? Qual é a documentação do refugiado em situação regular no Brasil?


O primeiro documento de identificação que o solicitante de refúgio recebe no Brasil é o Protocolo de Solicitação de Refúgio, emitido pela Polícia Federal. Esse documento é válido em todo o território nacional e comprova que seu portador está no país em situação regular, permitindo ao solicitante de refúgio, inclusive, a expedição da CPTS. A validade inicial do Protocolo de Solicitação de Refúgio é de um ano, no entanto, o documento será renovado durante todo o período em que o solicitante aguardar a decisão do seu processo, sem qualquer prejuízo ao seu status regular no país. A decisão do processo de refúgio é de competência do Comitê Nacional para Refugiados (CONARE) do Ministério da Justiça. Assim, a decisão pelo reconhecimento como refugiado garante a emissão da Carteira de Registro Nacional Migratório (antigo Registro Nacional de Estrangeiro – RNE), que passa a ser o documento do refugiado no Brasil.




Ao contratar uma pessoa refugiada, minha empresa assume algum ônus ou encargo adicional?


Não. O empregador que contrata refugiados não assume nenhum ônus adicional pelo simples fato de estar contratando um refugiado.




Quem são pessoas refugiadas?


As pessoas refugiadas estão fora de seu país de origem devido a fundados temores de perseguição relacionados a questões de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opinião política. Também é considerado refugiado quem foi forçado a deixar seu país devido a conflitos armados, violência generalizada e graves violações dos direitos humanos. Todos os anos, ao redor do mundo, milhões de refugiados e um número ainda maior de pessoas deslocadas dentro de seus próprios países são forçados a abandonar tudo – suas casas, seus empregos, familiares, amigos e bens – para preservar sua vida e garantir seus direitos. Não se trata de uma escolha, mas, sim, da única opção possível. Esta é a realidade de 68,5 milhões de pessoas no mundo todo. De acordo com o Comitê Nacional para Refugiados (CONARE) do Ministério da Justiça, o Brasil registrou mais de 157 mil solicitações de refúgio (dezembro/2018) e 10.522 pessoas refugiadas reconhecidas (outubro/2018), provenientes de 105 países.




Por que o refugiado busca o Brasil?


O Brasil sempre teve um papel pioneiro e de liderança na proteção internacional dos refugiados. Foi o primeiro país do Cone Sul a ratificar a Convenção relativa ao Estatuto dos Refugiados de 1951, no ano de 1960. O refugiado dispõe da proteção do governo brasileiro e pode, portanto, obter documentos, trabalhar, estudar e exercer os mesmos direitos que qualquer cidadão estrangeiro legalizado no país. O Brasil é internacionalmente reconhecido como um país acolhedor. Entretanto, aqui, pessoas refugiadas também encontram dificuldades para se integrar à sociedade brasileira.




Para enviar ao eSocial a admissão de um trabalhador estrangeiro refugiado preciso de informações relacionadas ao seu Registro Nacional Migratório, Documento Provisório de Registro Nacional Migratório ou do Protocolo de Pedido de Refúgio de que trata o art. 21, §1º da Lei nº 9.474/97?


Não. Os únicos documentos requeridos pelo leiaute do eSocial para admissão de empregados ou para contratação de trabalhadores sem vínculo (autônomos em geral, por exemplo) são o CPF e o NIS (PIS, Pasep ou NIT), isso vale para qualquer trabalhador, seja nacional ou estrangeiro.
Vale destacar que, na próxima versão do eSocial, prevista para o início do ano de 2020, o único documento exigido será o CPF.
Para mais informações acesse: https://portal.esocial.gov.br/institucional/ambiente-de-producao-empresas/perguntas-frequentes-producao-empresas-e-producao-restrita




Como contratar pessoas refugiadas para um serviço temporário no contexto da COVID-19?


Com o objetivo de conscientizar empregadores sobre a importância de garantir o acesso ao mercado de trabalho a refugiados e migrantes, o Ministério Público do Trabalho (MPT) divulgou uma nota técnica para estimular a contratação desses trabalhadores.

Na nota, o MPT orienta empresários a adotar o art. 17 da Lei 6.019/74, que regula o trabalho temporário em empresas urbanas, e que estabelece o seguinte em relação a estrangeiros: “É defeso às empresas de prestação de serviço temporário a contratação de estrangeiros com visto provisório de permanência no País”. O documento também orienta empresários a buscar informações junto a órgãos como o Ministério da Economia e as Secretarias Estaduais e Municipais de Trabalho sobre os direitos tanto de refugiados já reconhecidos quanto os solicitantes de refúgio.

Clique aqui para ler a nota técnica.





 

EMPRESAS DE RECRUTAMENTO E OUTRAS ORGANIZAÇÕES

ManpowerGroup


O ManpowerGroup é um dos líderes globais em soluções de Recursos Humanos. Há mais de 70 anos, conectamos pessoas ao mundo do trabalho, pois acreditamos que oportunidades de emprego sustentáveis e significativas têm o poder de mudar o mundo. Somos reiteradamente reconhecidos por nossa atuação com diversidade e inclusão – como um dos melhores lugares para se trabalhar para Mulheres, por Inclusão e Equidade, e em 2020 o ManpowerGroup foi nomeado pelo 11º ano como uma das Empresas Mais Éticas do Mundo. Nossos pilares de sustentabilidade estão diretamente ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e, em 2019, estabelecemos uma parceria com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) visando aumentar a empregabilidade e a contratação de pessoas refugiadas no Brasil. Além disso, atuamos também para ajudar as empresas na preparação e conscientização para receber essas pessoas em suas equipes. Entre em contato conosco para apoio na contratação de refugiados para a sua empresa:
Mais informações
Email: maria.luiza@manpowergroup.com.br
​Site: https://bit.ly/2SjMFog




Toti Diversidade


A Toti ajuda sua empresa a contratar bons profissionais de tecnologia em diferentes cidades do Brasil. Capacitamos refugiados e imigrantes em situação de vulnerabilidade social através de programas de formação voltados para a área de Desenvolvimento Web (Front-End, Back-End, Full-Stack e Banco de Dados).

Atuamos nos estados: RJ, SP, AM e RR; com perspectiva de ampliação em 2021.

Mais informações
Telefone: (21) 996145541
Email: contato@totidiversidade.com.br
Site: http://totidiversidade.com.br





 

Programa de Interiorização de Venezuelanos

PROGRAMA DE INTERIORIZAÇÃO

Contrate venezuelanos que estão em Roraima através da "Interiorização com base em oferta de trabalho"

As empresas interessadas devem preencher o formulário ao lado com as informações sobre a vaga.

Caso você queira anunciar mais de uma vaga, envie quantos formulários forem necessários!

Nessa modalidade, o Governo Brasileiro fica responsável pela identificação de pessoas com perfis compatíveis. Em havendo necessidade de entrevista entre a empresa e o candidato, ela pode ser marcada por videoconferência. 

 

Após a seleção pelo empregador, o Governo verifica a idoneidade da empresa contratante e a existência de serviços de apoio (saúde, educação, assistência social etc) na cidade do posto de trabalho.

 

Estando tudo confirmado, a pessoa selecionada (e sua família, se for o caso) são transportados para a cidade onde ocorrerá a contratação. O transporte não gera nenhum custo para a empresa.

ONGs PARA ANUNCIAR SUA VAGA

 

Encontre a ONG mais próxima de você e entre em contato

Paraná


CÁRITAS BRASILEIRA REGIONAL PARANÁ
A instituição mantém um banco de currículos de refugiados e solicitantes de refúgio em busca de trabalho, auxilia com a produção de currículos, busca parcerias para a realização de capacitações para o mercado de trabalho e apoia os migrantes no planejamento de estratégias de meios de subsistência. A empresa pode entrar em contato direto com a instituição, a fim de solicitar para o encaminhamento de currículos à empresa ou propor parcerias.
Mais informações

Endereço: Rua Paula Gomes, 703, 1º andar - São Francisco - Curitiba, PR
Telefones: (41) 3039-7869 | (41) 9907-3761 (WhatsApp)
Emails: marciaponce@caritas.org.br
Site: http://pr.caritas.org.br/

ADRA – Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais
A ADRA é uma agência humanitária presente em mais de 130 países e em 15 estados no Brasil. A ADRA já apoiou diretamente a interiorização de mais de 500 famílias de migrantes Venezuelanos. Temos um banco de dados com perfil e as habilidades de Venezuelanos em diversas cidades do Paraná. Podemos encontrar a pessoa com o perfil certo para traze resultados para sua empresa.

Mais informações

Telefone: (41) 99503-5370

Email: diretor.pr@adra.org.br ou landerson.santana@adra.org.br

Site: www.adra.org.br

Escritório no Paraná: Av Senador Salgado Filho, 5280 Uberaba - Curitiba CEP: 81580-000 - Curitiba - PR

Fone: (41) 3094-9494




Amazonas


SERVIÇO JESUÍTA A MIGRANTES E REFUGIADOS
O SJMR – Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados – é uma instituição da Companhia de Jesus, que busca servir, acompanhar e defender migrantes, solicitantes de refúgio e refugiados. Confecciona currículos para refugiados, faz agendamentos para emissão de Carteira de Trabalho, encaminhamentos de currículos para contratantes, além de mediação de entrevistas e processos seletivos. Para contratação, as empresas interessadas podem entrar em contato por telefone, email ou acessar o formulário eletrônico: https://sjmrbrasil.org/emprego/
Mais informações
Endereço: Manaus Av. Joaquim Nabuco, 1023 - Centro Manaus, AM
Contatos: Karla Gama, Coordenadora do SJMR
Email: coordenadormao@sjmrbrasil.org
Telefone: (92) 99157-6097

CÁRITAS ARQUIDIOCESANA DE MANAUS
Atendimento dos Solicitantes de Refúgio e Refugiados em Manaus com o objetivo de acolher e promover a integração na sociedade local, além de auxiliar na promoção de seus direitos e deveres, mediante o apoio para a regularização da documentação, cursos profissionalizantes, incentivo à geração de renda e promoção do acesso a oportunidades de emprego.
Mais informações
Telefone: (92)3234-2567 / (92) 991431257
Email: britocaritasarquimanaus@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/CaritasArquidiocesanaDeManaus/

ADRA – Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais
A ADRA é uma agência humanitária presente em mais de 130 países e em 15 estados no Brasil. O AASH – Assentamentos, Água, Saneamento, Higiene e Assistência não alimentar, Projeto SWAN, é uma ação proposta pela ADRA, e realizada em parceria com a USAID/OFDA. O empregador que tiver interesse em ser parceiro do projeto poderá disponibilizar a vaga de trabalho e a ADRA providenciará o processo de interiorização desde a saída do migrante de Roraima até a chegada à empresa para ser admitido, além de fornecer um apoio nos primeiros meses que inclui: casa com o básico de mobília, pagamento de aluguel, créditos de celular, vale transporte, kits de higiene, casa e cozinha. Ao empregador cabe assinar a carteira, garantir o cumprimento das normas trabalhistas brasileiras e sua ambientação à organização.
Mais informações
Telefone: (61) 98130-9408
Email: coordenacao.rr@adra.org.br
Site: www.adra.org.br

VISÃO MUNDIAL
A Visão Mundial é uma organização cristã de desenvolvimento e resposta às situações de emergência. Está no Brasil desde 1975 atuando através de programas e projetos nas áreas de proteção, educação, advocacy e emergência, priorizando crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidades diversas. A Visão Mundial desenvolve um projeto de capacitação técnica e empregabilidade para refugiados e migrantes. Interessados devem entrar em contato através do e-mail ou por telefone.
Mais informações
Telefones: (92) 98484-1510
Email: visaomundial_emergencia@wvi.org
​​​​​​​Site: visaomundial.org

SISTEMA NACIONAL DE EMPREGOS - SINE
O Sistema Nacional de Emprego (SINE) é um órgão do governo federal do Brasil, coordenado pelo Ministério da Economia, por intermédio da secretaria especial de Produtividade, Emprego e Competitividade. O SINE- AM recebe solicitações de perfis de trabalhadores refugiados para vagas de empregos formais em Manaus.
Mais informações
Telefone: (92) 3215-4707/4703
Email: sine.manaus.diretoria@gmail.com
Site: https://semtepi.manaus.am.gov.br/

CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA-ESCOLA - CIEE
O Centro de integração Empresa-Escola (CIEE) encaminha jovens imigrantes, refugiados e solicitantes de refúgio a possíveis oportunidades de capacitação tais como estágios e aprendizagens, apoiando sua integração no mercado laboral brasileiro.

Para notificar-nos sobre a vaga de emprego, a empresa interessada deve entrar em contato através do e-mail central1@ciee.org.br, oferecendo o máximo de detalhes sobre a vaga ofertada.




Distrito Federal


INSTITUTO MIGRAÇÕES E DIREITOS HUMANOS - IMDH
O Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) é uma associação sem fins lucrativos, de caráter filantrópico, vinculada à Congregação das Irmãs Scalabrinianas. A empresa interessada deve manifestar interesse através do Formulário para Cadastro de Empregadores, disponível online no site (www.migrante.org.br), na seção “Colabore”, ou entrando em contato através do e-mail. O IMDH faz acompanhamentos regulares com as empresas e com os profissionais para assegurar a satisfação de ambos e a conformidade com os direitos trabalhistas.
Mais informações
Telefone: (61) 3340-2689 / (61) 98210-5085 (apenas Whatsapp)
Email: imdh.trabalho@migrante.org.br

ASVI BRASIL
A AVSI Brasil é uma organização sem fins lucrativos, que faz parte da rede da Fundação AVSI, presente em 39 países, e atua no apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade. Em Roraima, a organização faz a gestão de oito centros de acolhida que acomodam cerca de cinco mil imigrantes e refugiados venezuelanos. Através do projeto “Acolhidos por meio do trabalho”, financiado pelo Departamento de População, Refugiados e Migração (PRM), do governo dos Estados Unidos, a AVSI Brasil promove a integração socioeconômica de venezuelanos ao facilitar sua interiorização para outras cidades brasileiras, por meio da oferta de suporte para as empresas na seleção dos colaboradores, moradia por até três meses, e assistência social local para apoiar a adaptação dos venezuelanos na nova cidade e no novo ambiente de trabalho.
Mais informações
Telefone: (61) 3081-0858
E-mail: acolhidos@avsi.org.br

CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA-ESCOLA - CIEE
O Centro de integração Empresa-Escola (CIEE) encaminha jovens imigrantes, refugiados e solicitantes de refúgio a possíveis oportunidades de capacitação tais como estágios e aprendizagens, apoiando sua integração no mercado laboral brasileiro.Para notificar-nos sobre a vaga de emprego, a empresa interessada deve entrar em contato através do e-mail central1@ciee.org.br, oferecendo o máximo de detalhes sobre a vaga ofertada.




Minas Gerais


SERVIÇO JESUÍTA A MIGRANTES E REFUGIADOS
O SJMR – Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados – é uma instituição da Companhia de Jesus, que busca servir, acompanhar e defender migrantes, solicitantes de refúgio e refugiados. Confecciona currículos para refugiados, faz agendamentos para emissão de Carteira de Trabalho, encaminhamentos de currículos para contratantes, além de mediação de entrevistas e processos seletivos.
Para contratação, as empresas interessadas podem entrar em contato por telefone, email ou acessar o formulário eletrônico: https://sjmrbrasil.org/emprego/
Mais informações
Avenida Amazonas, n. 641 - 8º andar - Centro, Belo Horizonte
Email: trabalhobh@sjmrbrasil.org
Telefone: (31) 99428-0043 / (31) 3212-4577

​​​​​​​ADRA – Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais
A ADRA é uma agência humanitária presente em mais de 130 países e em 15 estados no Brasil. O AASH – Assentamentos, Água, Saneamento, Higiene e Assistência não alimentar, Projeto SWAN, é uma ação proposta pela ADRA, e realizada em parceria com a USAID/OFDA. O empregador que tiver interesse em ser parceiro do projeto poderá disponibilizar a vaga de trabalho e a ADRA providenciará o processo de interiorização desde a saída do migrante de Roraima até a chegada à empresa para ser admitido, além de fornecer um apoio nos primeiros meses que inclui: casa com o básico de mobília, pagamento de aluguel, créditos de celular, vale transporte, kits de higiene, casa e cozinha. Ao empregador cabe assinar a carteira, garantir o cumprimento das normas trabalhistas brasileiras e sua ambientação à organização.
Mais informações
Telefone: (61) 98130-9408
Email: coordenacao.mg@adra.org.br
​​​​​​​Site: www.adra.org.br




Paraíba


ALDEIAS INFANTIS SOS BRASIL
​​​​​​​
Aldeias Infantis SOS é uma organização humanitária global de promoção ao desenvolvimento social, que trabalha desde 1949, na defesa, garantia e promoção dos direitos de crianças, adolescentes e jovens. As empresas interessadas devem entrar em contato com os emails abaixo.
Emails: sergio.marques@aldeiasinfantis.org.br ou patricia.mello@aldeiasinfantis.org.br
Mais informações
​​​​​​​
Site: www.aldeiasinfantis.org.br




Rio de Janeiro


CARITAS ARQUIDIOCESANA NO RIO DE JANEIRO
A Caritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro realiza atendimento social individual aos refugiados e solicitantes de refúgio com orientações ao mercado de trabalho. Igualmente, presta orientação às empresas sobre contratação de refugiados e realiza encaminhamentos para oportunidades de trabalho. Para contratar refugiados, a empresa pode entrar em contato pelo email il@caritas-rj.org.br com as informações sobre a vaga.
Mais informações
Telefone: (21) 2567-4105

ASSOCIAÇÃO MAWON
​​​​​​​A Associação Mawon promove a integração de refugiados e migrantes na sociedade brasileira. Além do atendimento sociojurídico e aulas de português, a Mawon possui um programa de capacitação empreendedora para autônomos e um programa de apoio à empregabilidade.
Mais informações
Email: contato@mawon.org
Telefone: (21) 99869-8270 (WhatsApp)
Site: www.mawon.org

​​​​​​​ALDEIAS INFANTIS SOS BRASIL
​​​​​​​
Aldeias Infantis SOS é uma organização humanitária global de promoção ao desenvolvimento social, que trabalha desde 1949, na defesa, garantia e promoção dos direitos de crianças, adolescentes e jovens. As empresas interessadas devem entrar em contato com os emails abaixo.
Emails: sergio.marques@aldeiasinfantis.org.br ou patricia.mello@aldeiasinfantis.org.br
Mais informações
​​​​​​​
Site: www.aldeiasinfantis.org.br




Rio Grande do Norte


ALDEIAS INFANTIS SOS BRASIL
​​​​​​​
Aldeias Infantis SOS é uma organização humanitária global de promoção ao desenvolvimento social, que trabalha desde 1949, na defesa, garantia e promoção dos direitos de crianças, adolescentes e jovens. As empresas interessadas devem entrar em contato com os emails abaixo.
Emails: sergio.marques@aldeiasinfantis.org.br ou patricia.mello@aldeiasinfantis.org.br
Mais informações
​​​​​​​
Site: www.aldeiasinfantis.org.br




Rio Grande do Sul


SERVIÇO JESUÍTA A MIGRANTES E REFUGIADOS
O SJMR – Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados – é uma instituição da Companhia de Jesus, que busca servir, acompanhar e defender migrantes, solicitantes de refúgio e refugiados. Confecciona currículos para refugiados, faz agendamentos para emissão de Carteira de Trabalho, encaminhamentos de currículos para contratantes, além de mediação de entrevistas e processos seletivos.
Para contratação, as empresas interessadas podem entrar em contato por telefone, email ou acessar o formulário eletrônico: https://sjmrbrasil.org/emprego/
Mais informações
Av. Luiz Manoel Gonzaga, 700 - Três Figueiras, Porto Alegre
Email: coordenacaopoa@sjmrbrasil.org

ALDEIAS INFANTIS SOS BRASIL
​​​​​​​
Aldeias Infantis SOS é uma organização humanitária global de promoção ao desenvolvimento social, que trabalha desde 1949, na defesa, garantia e promoção dos direitos de crianças, adolescentes e jovens. As empresas interessadas devem entrar em contato com os emails abaixo.
Emails: sergio.marques@aldeiasinfantis.org.br ou patricia.mello@aldeiasinfantis.org.br
Mais informações
Site: www.aldeiasinfantis.org.br​​​​​​​

​​​​​​​ADRA – Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais
A ADRA é uma agência humanitária presente em mais de 130 países e em 15 estados no Brasil. O AASH – Assentamentos, Água, Saneamento, Higiene e Assistência não alimentar, Projeto SWAN, é uma ação proposta pela ADRA, e realizada em parceria com a USAID/OFDA. O empregador que tiver interesse em ser parceiro do projeto poderá disponibilizar a vaga de trabalho e a ADRA providenciará o processo de interiorização desde a saída do migrante de Roraima até a chegada à empresa para ser admitido, além de fornecer um apoio nos primeiros meses que inclui: casa com o básico de mobília, pagamento de aluguel, créditos de celular, vale transporte, kits de higiene, casa e cozinha. Ao empregador cabe assinar a carteira, garantir o cumprimento das normas trabalhistas brasileiras e sua ambientação à organização.
Mais informações
Telefone: (61) 98130-9408
Email: coordenacao.rs@adra.org.br
​​​​​​​Site: www.adra.org.br




Roraima


SERVIÇO JESUÍTA A MIGRANTES E REFUGIADOS
​​​​​​​O SJMR – Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados – é uma instituição da Companhia de Jesus, que busca servir, acompanhar e defender migrantes, solicitantes de refúgio e refugiados. Confecciona currículos para refugiados, faz agendamentos para emissão de Carteira de Trabalho, encaminhamentos de currículos para contratantes, além de mediação de entrevistas e processos seletivos.
Para contratação, as empresas interessadas podem entrar em contato por telefone, email ou acessar o formulário eletrônico: https://sjmrbrasil.org/emprego/
Mais informações
Email: trabalhobv@sjmrbrasil.org / meiosdevidabv@sjmrbrasil.org
​​​​​​​Telefone: (95) 99962-1000 / (95) 3625-5289

ADRA – Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais
A ADRA é uma agência humanitária presente em mais de 130 países e em 15 estados no Brasil. O AASH – Assentamentos, Água, Saneamento, Higiene e Assistência não alimentar, Projeto SWAN, é uma ação proposta pela ADRA, e realizada em parceria com a USAID/OFDA. O empregador que tiver interesse em ser parceiro do projeto poderá disponibilizar a vaga de trabalho e a ADRA providenciará o processo de interiorização desde a saída do migrante de Roraima até a chegada à empresa para ser admitido, além de fornecer um apoio nos primeiros meses que inclui: casa com o básico de mobília, pagamento de aluguel, créditos de celular, vale transporte, kits de higiene, casa e cozinha. Ao empregador cabe assinar a carteira, garantir o cumprimento das normas trabalhistas brasileiras e sua ambientação à organização.
Mais informações
Telefone: (61) 98130-9408
Email: coordenacao.rr@adra.org.br
​​​​​​​Site: www.adra.org.br

VISÃO MUNDIAL
A Visão Mundial é uma organização cristã de desenvolvimento e resposta às situações de emergência. Está no Brasil desde 1975 atuando através de programas e projetos nas áreas de proteção, educação, advocacy e emergência, priorizando crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidades diversas. A Visão Mundial desenvolve um projeto de capacitação técnica e empregabilidade para refugiados e migrantes. Interessados devem entrar em contato através do e-mail ou por telefone.
Mais informações
Telefones: (95) 98402-9929
Email: visaomundial_emergencia@wvi.org​​​​​​​
​​​​​​​Site: visaomundial.org




São Paulo


MISSÃO PAZ
A Missão Paz é uma instituição filantrópica de apoio e acolhimento a imigrantes e refugiados na cidade de São Paulo. A organização realiza atividade de mediação para trabalho, sendo responsável pelo encontro entre empregadores e imigrantes e refugiados.
Às terças e quintas, das 10h às 12h, ocorre uma palestra de orientação na instituição para empresas interessadas em contratar pessoas imigrantes e refugiadas. Um representante da empresa deve comparecer em um desses dias, sem necessidade de agendamento prévio. No mesmo dia (terças e quintas às 13h30), ocorrem as entrevistas de recrutamento, com apoio de mediadores-tradutores voluntários.
Atenção: Neste periodo de pandemia estamos fazendo atendimentos online. Basta entrar em contato com o coordenador do programa Marcelo Taniguti no telefone (11) 99443-7664 ou pelo email trabalho@missaonspaz.org"
Mais informações
Telefone: (11) 3340-6950 / (11) 3209 5388
Email: trabalho@missaonspaz.org
​Site: http://www.missaonspaz.org/

PROGRAMA DE APOIO PARA A RECOLOCAÇÃO DOS REFUGIADOS - PARR
O Programa de Apoio para a Recolocação dos Refugiados tem como principal objetivo auxiliar na inclusão social de refugiados e solicitantes de refúgio por meio da recolocação profissional desses no mercado de trabalho brasileiro. Em nosso banco de currículos, há profissionais de todas as idades e áreas de atuação, sendo possível recolocá-los em diversos tipos de empresas e outras organizações. O PARR também atua na sensibilização dos setores público e privado, promovendo capacitações, palestras e workshops com as equipes responsáveis pelo recrutamento e seleção dos profissionais e buscando informar e orientar instituições quanto à contratação dessa mão-de-obra ainda pouco conhecida.
Mais informações
Telefones: (11) 96641-0679 - Laura R / (11) 96641-3156 - Valéria D.
Email: parr@emdoc.com
Site: www.refugiadosnobrasil.org

ADUS
Fundado em 2010, o Instituto de Reintegração do Refugiado (mais conhecido como ADUS) é uma OSCIP que atua junto aos refugiados e outros estrangeiros vítimas de migrações forçadas na cidade de São Paulo. Para contratação de refugiados, as empresas devem entrar em contato com as coordenadoras do programa "Trabalho e Renda” por meio dos seguintes contatos: perla.zola@adus.org.br e fernanda.cobra@adus.org.br
Mais informações
Telefone: (11) 94744-2879
Site: www.adus.org.br

ESTOU REFUGIADOO
Movimento Estou Refugiado nasceu da convicção de levar informação e dignidade às pessoas em situação de refúgio. Desde sua criação vem realizando diferentes atividades, entre elas facilitando o processo de contração através de comunicação com profissionais de recursos humanos de empresas. Para empresas interessadas basta entrar em contato através dos telefones abaixo.
Mais informações
Telefone: (11) 3063-5692 / (11) 99387-9252
Site: https://estourefugiado.com.br/

VISÃO MUNDIAL
A Visão Mundial é uma organização cristã de desenvolvimento e resposta às situações de emergência. Está no Brasil desde 1975 atuando através de programas e projetos nas áreas de proteção, educação, advocacy e emergência, priorizando crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidades diversas. A Visão Mundial desenvolve um projeto de capacitação técnica e empregabilidade para refugiados e migrantes. Interessados devem entrar em contato através do e-mail ou por telefone.
Mais informações
Telefones: (11) 99427-7439
Email: visaomundial_emergencia@wvi.org
Site: visaomundial.org

CASA DE ACOLHIDA DOM LUCIANO MENDES DE ALMEIDA - SERVIÇO JESUÍTA A MIGRANTES E REFUGIADOS E FUNDAÇÃO FÉ E ALEGRIA
O SJMR – Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados – é uma instituição da Companhia de Jesus, que busca servir, acompanhar e defender migrantes, solicitantes de refúgio e refugiados. Por meio de parceria com a Fundação Fé e Alegria, a Casa “Dom Luciano Mendes de Almeida” é espaço de acolhimento para venezuelanos na capital paulista. Com o apoio de voluntários realizamos a elaboração de currículos, agendamentos para emissão de Carteira de Trabalho, encaminhamentos para entrevistas, além de cursos de qualificação e formação profissional.
Mais informações
Email: chang.yu@fealegria.org.br / monique.lazarin@fealegria.org.br
Telefone:11-973725722

CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA-ESCOLA - CIEE
O Centro de integração Empresa-Escola (CIEE) encaminha jovens imigrantes, refugiados e solicitantes de refúgio a possíveis oportunidades de capacitação tais como estágios e aprendizagens, apoiando sua integração no mercado laboral brasileiro.

Para notificar-nos sobre a vaga de emprego, a empresa interessada deve entrar em contato através do e-mail central1@ciee.org.br, oferecendo o máximo de detalhes sobre a vaga ofertada.

GUARULHOS

CASA MINHA PÁTRIA - JUNTA DE MISSÕES NACIONAIS
Abrigo gerido pela Junta das Missões que recebe refugiados e solicitantes de refúgio venezuelanos. No momento da chegada no abrigo, estes já contam com Carteira de Trabalho, CPF e o protocolo de refúgio, estando prontos para as empresas que se interessem.
Mais informações
Telefone: (11) 4969-9503
Email: minha.patria@missoesnacionais.org.br




Bahia


ADRA – Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais
A ADRA é uma agência humanitária presente em mais de 130 países e em 15 estados no Brasil. O AASH – Assentamentos, Água, Saneamento, Higiene e Assistência não alimentar, Projeto SWAN, é uma ação proposta pela ADRA, e realizada em parceria com a USAID/OFDA. O empregador que tiver interesse em ser parceiro do projeto poderá disponibilizar a vaga de trabalho e a ADRA providenciará o processo de interiorização desde a saída do migrante de Roraima até a chegada à empresa para ser admitido, além de fornecer um apoio nos primeiros meses que inclui: casa com o básico de mobília, pagamento de aluguel, créditos de celular, vale transporte, kits de higiene, casa e cozinha. Ao empregador cabe assinar a carteira, garantir o cumprimento das normas trabalhistas brasileiras e sua ambientação à organização.
Mais informações
Telefone: (61) 98130-9408
Email: coordenacao.ba@adra.org.br
Site: www.adra.org.br




Mato Grosso


ADRA – Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais
A ADRA é uma agência humanitária presente em mais de 130 países e em 15 estados no Brasil. O AASH – Assentamentos, Água, Saneamento, Higiene e Assistência não alimentar, Projeto SWAN, é uma ação proposta pela ADRA, e realizada em parceria com a USAID/OFDA. O empregador que tiver interesse em ser parceiro do projeto poderá disponibilizar a vaga de trabalho e a ADRA providenciará o processo de interiorização desde a saída do migrante de Roraima até a chegada à empresa para ser admitido, além de fornecer um apoio nos primeiros meses que inclui: casa com o básico de mobília, pagamento de aluguel, créditos de celular, vale transporte, kits de higiene, casa e cozinha. Ao empregador cabe assinar a carteira, garantir o cumprimento das normas trabalhistas brasileiras e sua ambientação à organização.
Mais informações
Telefone: (61) 98130-9408
Email: coordenacao.mg@adra.org.br
Site: www.adra.org.br




Santa Catarina


Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM)
O Serviço Pastoral dos Migrantes de Santa Catarina atua na atenção aos migrantes e refugiados, acolhendo, protegendo, promovendo e integrando.
Mais informações
www.spm-sc.com/
www.facebook.com/spm.sul4/
www.instagram.com/spm.sc/
spm.sul4@gmail.com ADRA - Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais A Adra é uma agência humanitária presente em mais de 130 países e em 15 estados no Brasil. A ADRA já apoiou diretamente a interiorização de mais de 500 famílias de migrantes Venezuelanos. Temos um banco de dados com perfil e as habilidades de Venezuelanos em diversas cidades do Paraná e Santa Catarina. Podemos encontrar a pessoa com o perfil certo para trazer resultados para sua empresa. Mais informações Telefone: (48) 98826 - 9229 E-mail: diretor.pr@adra,org.br ou landerson.santana@adra.org.br Site: www.adra.org.br





INICIATIVA

Captura_de_Tela_2019-03-19_às_17.26.11.p
Captura_de_Tela_2019-03-19_às_17.25.53.p
ONUMULHERES.png

APOIO

APOIADORES EMPODERANDO REFUGIADAS

PARCEIROS

3.jpg
5.jpg
RENNER.png
6.jpg
8.jpg

PACTO GLOBAL

  • SITE
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle

ACNUR

  • Facebook ACNUR
  • SITE
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle