PERGUNTAS E RESPOSTAS
● Encontro anual: o Fórum promove encontros anuais presenciais. O primeiro foi realizado em agosto de 2022.
● Diálogos entre as empresas – Série "Vamos Conversar?" De acordo com os temas de interesse indicados pelos participantes, rodas de conversa serão organizadas para discussão e aprofundamento mensalmente.
● Diálogos/Webinars de compartilhamento de Práticas: webinars de compartilhamento de práticas, em parceria com outras organizações. Empresas participantes também podem promover diálogos para compartilhamento de seus projetos com o apoio do Fórum.
● Eventos especializados de intermediação de oportunidades de trabalho: nestes eventos, pessoas refugiadas serão reunidas com empresas dispostas a contratar essa população.
● Produção e compartilhamento de conteúdo: Compartilhamento por ACNUR, Pacto Global da ONU - Rede Brasil e outras organizações de estudos sobre mercado de trabalho e contratação de pessoas refugiadas em várias partes do Brasil, além de outros levantamentos sobre integração de pessoas refugiadas.
● Treinamentos: são oferecidas capacitações gratuitas para participantes do Fórum, em temas relacionados à contratação de pessoas refugiadas. Treinamentos sob demanda de empresas também podem ser propostos pelos membros.
Os Valores do Fórum Empresas com Refugiados são:
- Respeito e promoção dos direitos das pessoas refugiadas; - Igualdade de oportunidades e tratamento justo para as pessoas refugiadas; - Sensibilização para o respeito às pessoas refugiadas entre funcionários e partes interessadas; - Inclusão da contratação e apoio a pessoas refugiadas entre as ações de sustentabilidade e de diversidade da empresa; - Promoção de ações em prol dos direitos das pessoas refugiadas na sociedade.
Empresas que querem participar do Fórum devem respeitar os princípios do Pacto Global da ONU e os Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos. Se a empresa já é parte do Pacto Global, sua participação será aceita automaticamente. Caso contrário e se a empresa for de um setor considerado de alto risco para as Nações Unidas, ela terá que ser aprovada nas análises de riscos do ACNUR e Pacto Global.
Organizações empresariais como associações, câmaras de comércio e federações da indústria também poderão participar. Empresas dos setores de armamento e tabaco não poderão participar.
As empresas e organizações que queiram fazer parte precisam comprometer-se com os Valores do Fórum e buscar participar ativamente das atividades do Fórum. A confirmação de participação no Fórum deverá ser feita a cada dois anos.
O Termo de Adesão ao Fórum deve ser assinado por gerentes, diretores ou CEOs de empresas.
Para aderir, a empresa deve preencher um formulário, no qual indicará seu nível de engajamento com o tema.
Após a análise da informação recebida através do formulário, ACNUR e Pacto Global irão entrar em contato com a empresa para assinatura do Termo de Adesão, caso aprovada sua participação.
O formulário de adesão encontra-se neste link: https://bitly.com/adesaoforum
Empresas mobilizadoras e empresas e organizações participantes do Fórum poderão utilizar os logotipos “Fórum Empresas com Refugiados – Empresa Mobilizadora”, “Fórum Empresas com Refugiados – Empresa Participante” e “Fórum Empresas com Refugiados – Organização Participante” respectivamente, que serão fornecidas pelo Fórum após assinatura do Termo de Adesão.
*Esta cessão do logo da iniciativa não implica no uso das logomarcas do ACNUR e do Pacto Global. O fato de que empresas participem do Fórum Empresas com Refugiados não configura de nenhuma maneira uma parceria com a Agência da ONU para Refugiados ou Pacto Global da ONU - Rede Brasil.
As empresas e organizações poderão ser patrocinadoras do Fórum Empresas com Refugiados. Há diversas modalidades de apoio e contrapartidas. Para ser uma empresa patrocinadora, é necessária a aprovação nos processos de análise de risco do Pacto Global e ACNUR. O orçamento arrecadado com empresas patrocinadoras servirá para cobrir custos do Fórum como assistência administrativa, eventos e comunicação.
Para saber sobre as opções de cotas de patrocínio, entre em contato com Camila Sombra (sombra@unhcr.org) ou Karine Wenzel (empresascomrefugiados@pactoglobal.org.br).



