top of page

JSL promove a contratação e formação de refugiados e migrantes por meio do Programa Conectando Fronteiras

  • refugiados1234
  • 15 de dez.
  • 3 min de leitura

15 de dezembro de 2025


Conectando Fronteira: 3ª Edição - Arujá/2025
Conectando Fronteira: 3ª Edição - Arujá/2025

A JSL, empresa de serviços logísticos, emprega em seu time 88 refugiados e migrantes (71 homens e 17 mulheres), entre afegãos, venezuelanos, angolanos, haitianos, cubanos, congoleses e outras nacionalidades. A companhia conta com 19 mil colaboradores no total. Além dessas contratações, que ocorrem desde 2020, desenvolveu o programa Conectando Fronteiras em 2024, iniciativa voltada à inclusão e empregabilidade de refugiados e migrantes no mercado de trabalho brasileiro.  


O programa já teve duas edições concluídas, sendo uma em Goiânia (GO) e outra em Guarulhos (SP) e, ao todo, 15 pessoas foram formadas em uma nova profissão na área logística. A terceira edição começou em novembro de 2025 e outras oito pessoas estão em formação na cidade de Arujá (SP). A ideia surgiu da alta gestão da empresa junto ao Conselho de Sustentabilidade e o programa foi estruturado e executado pela equipe de Desenvolvimento Humano Organizacional (DHO). “Para nós, a logística é feita por pessoas. O Conectando Fronteiras mostra que é possível unir eficiência operacional com impacto social real. Ao abrir nossas portas para refugiados e migrantes, contribuímos para transformar trajetórias de vida ao mesmo tempo em que fortalecemos a JSL com profissionais diversos, dedicados e altamente comprometidos”, destaca Ramon Alcaraz, CEO da JSL.


No âmbito do Conectando Fronteiras, realizado em parceria com o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT), são oferecidas 160 horas de treinamento, divididas em 28 horas de formação teórica e 132 de prática. No programa, as pessoas refugiadas e migrantes contratadas passam por diversos cursos durante os 90 dias de experiência: comportamento logístico, legislação trabalhista, soft skills, saúde e segurança no ambiente de trabalho e curso de português. Além disso, contam com um padrinho entre os colegas de trabalho, que faz o acompanhamento prático durante o exercício das suas funções até que se sintam seguros para desempenhar as atividades sozinhos.  


Conectando Fronteiras: 1ª Edição - Goiânia/2024
Conectando Fronteiras: 1ª Edição - Goiânia/2024

Conectando Fronteiras: 2ª Edição - Guarulhos/2025
Conectando Fronteiras: 2ª Edição - Guarulhos/2025

O casal cubano Juan Carlos Llerenae e Saynet Trasancos faz parte do grupo de contratados pela JSL. Ela atuava como médica e ele era pizzaiolo em um restaurante em Cuba. Em 2023, após o nascimento da filha, se deslocaram para o Brasil. Levaram três dias para chegar até Roraima, atravessaram a fronteira em avião e barco, mas apesar dos desafios, carregavam muita esperança. 


Em Goiânia (GO), o casal participou da primeira edição do Conectando Fronteiras. Eles tiveram acesso a cursos de formação e trocas de experiências com outros participantes. “Eu comecei como auxiliar geral, fui promovido a separador e hoje integro a Brigada de Bombeiros da unidade. Esse curso abriu muitos caminhos para nós dentro da empresa”, conta Juan. 


Juan Carlos, colaborador da JSL
Juan Carlos, colaborador da JSL

De acordo com Bianca Furlan, gerente de Desenvolvimento Humano Organizacional (DHO) da JSL, o maior desafio é a comunicação, principalmente entre os recém-chegados no Brasil para entenderem os termos próprios do setor. Para driblar isso, a empresa oferece cursos de português que tratam da área de logística. 

“Nosso objetivo é oferecer mais do que uma oportunidade de emprego. Ensinamos e aprendemos juntos. O senso de gratidão e transformação deles é exemplo para nossos colaboradores. Queremos garantir que essas pessoas encontrem acolhimento, capacitação e uma rede de apoio que as ajude a reconstruir suas vidas com dignidade”, afirma Bianca.


Vídeo com mais informações sobre o programa disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PXz_nSCjG1M

 
 
 

Comentários


INICIATIVA

Captura_de_Tela_2019-03-19_às_17.26.11.p
Captura_de_Tela_2019-03-19_às_17.25.53.p

PACTO GLOBAL

  • SITE
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle

ACNUR

  • Facebook ACNUR
  • SITE
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
bottom of page